Charles Groisman e a reconexão do homem com a natureza

Mostra-Rio-e-Ruas-mandala-menor-e13903311573681

“…Fui então apresentado aos meninos do Rios e Ruas. Quando fiz uma expedição com eles, foi meu momento de epifania. Através dos olhos do Rios e Ruas vi o que era São Paulo sob o concreto e fiquei extremamente sensibilizado por esta natureza escondida…

A frase é de Charles Groisman, da Corpore Brasil, em entrevista sobre o lançamento da plataforma “MOSTRA RIOS E RUAS”, no Planeta Sustentável… aqui: http://goo.gl/qauLoU

Ilustração: Danilo Bressiani Zamboni.

Os caça-córregos

diario do comercioDiário do Comércio – Março/2013 | “Poucos sabem que a cidade de São Paulo está localizada sobre uma imensa bacia hidrográfica, onde cerca de 3,5 mil quilômetros de cursos d’água ‘correm’ sob o asfalto, canalizados…” | matéria de Kety Shapazian.

Continuar lendo

Caminhos Alternativos/CBN em expedição Rios e Ruas

Você sabia que SP tem mais de 300 rios? Onde estão os rios de SP? Foi isso que fomos procurar…

Matéria de Magê Flores, realizado em uma expedição com José Bueno e Luiz de Campos, co-criadores da iniciativa Rios & Ruas, para o programa Caminhos Alternativos da Rádio CBN, apresentado por Fabíola Cidral e Petria Chaves, 09/02/2013.

Continuar lendo

Rios Ocultos

A urbanização desordenada encobriu nascentes de São Paulo, contribuindo para enchentes, poluição e mau cheiro. Projeto para mudar essa megalópole passa por suas águas.

O Globo – Revista Amanhã, 31/07/2012

Continuar lendo

Aqui passa um Rio

São Paulo está em uma região rica em bacias hidrográficas, mas seus rios foram encobertos para dar lugar aos carros. Agora, há quem diga que esta realidade deve ser revertida. Até que ponto a ideia de ter os rios correndo pelas cidades é viável?

Revista Quanta – Mar/Abr, 2012

Continuar lendo

Rios, Ruas, Árvores e um monte de gente…

por Eduardo Shimahara

Dia 31 de Julho de 2011, um domingo de manhã, céu cinzento, frio e aquela garoazinha que vai e vem, nove e meia da manhã e eu estava lá em cima da ponte sobre a Av.Dr.Arnaldo, bairro do Sumaré, São Paulo, Brasil.

Por alguns minutos eu achei que ia ficar ali mesmo sozinho, esperando meu amigo Luiz de Campos Jr, que me convidou pra conhecer outro amigo dele que andava meio esquecido.

Chega um, chegam dois, três. De metrô, de taxi, e logo já são vinte pessoas encarando o mesmo dia cinza, frio e com alguns pingos ainda caindo do céu paulistano. Todos convidados pra conhecer o amigo do Luiz. Continuar lendo

Onde Estão os Rios de São Paulo?

Trechos do programa piloto da série “TVCC – TV Ciência & Cidadania” (inédita). Elenco: Deborah Lobo, Eduardo Silva, Ju Colombo, Luiz Ramalho, Romis Ferreira e Silvinha Faro. Produção: Video Express, Sophos Educacional e Pedro Grimaldi. Criação: Beto Moraes e Mario Masetti. Roteiro: Beto Moraes. Direção: Mario Masetti. Produção: Chiquinho Santos. Produção Executiva: Antonio Cesar Marra. Conteúdo: Luiz de Campos Jr, Marcos Russi, Rogério Groff e Wendell Sawada. Atividade do Mapa Quebra Cabeças: José Pedro de Paiva Reis e Luiz de Campos Jr. Direção de Fotografia e Câmera: Bruce Douglas e Samuel Fabricio. Montagem e Edição: Olésio Nepomuceno.

Participação dos agentes ambientais do Projeto Boracéia da Prefeitura do Município de São Paulo. São Paulo, 2005. Continuar lendo

Como encontrar uma nascente em São Paulo

Rua sinuosa, vielas, bueiros e paredes marcadas por enchentes são indícios de um rio coberto. Em São Paulo, o projeto Rios e Ruas organiza explorações pela metrópole para caçar essas nascentes…

Matéria completa:
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/tem-um-rio-no-meio-do-caminho

Oficina Rios e Ruas no Aniversário da Horta…

1243864_10201743910617585_1969445334_o

Faz um ano que a Avenida Paulista tem uma horta comunitária. E ela já sobreviveu a muitas turbulências, mostrando ao mundo que a gentileza pode brotar em meio ao caos. Venha comemorar com a gente, aqui na Horta!

10h – Palhacicletada com Reciclowns 
11h – Oficina Rios e Ruas
12h30 – Pic Nic em parceria com o evento MUDA-SP e apresentação musical de Lucas Ciola
14h – Oficina de Pintura com Tinta de Terra com Caren Lissa Harayama
E mais: performance de Dona Capuchinha com Muriel Duarte

Traga seu lanche e frutas pra compartilhar! E se puder traga pincéis.

Quer trazer um presente para a horta? Ela está precisando de composto orgânico, esterco, chorume de minhocário e folhas secas

Concreto esconde história de quilômetros de rios em São Paulo

Sob o solo da cidade de São Paulo existe uma malha hidrográfica. E basta uma forte chuva para que centenas de córregos e riachos voltem a superfície. Acompanhe no segundo capítulo da série: Água pior do que está pode ficar?…

Seu Jornal/TVT, repórter Márcia Telles, 26/03/2013.

Cidadãos em Defesa da Água


ecodPortal EcoD, 22/03/2013 | “Por muitos anos à mercê da boa vontade de governantes e empresários, os cidadãos estão cada dia mais tomando para si a responsabilidade de preservar e garantir água de qualidade…” | matéria de Clara Corrêa.

 

 

 

Continuar lendo

A cinza e árida SP ‘esconde’ a história de 300 cursos de rios

13075410Folha de São Paulo – Cotidiano 17/03/2013 | “Vamos contar a história de um rio que tem nome de pássaro: o Saracura. Ele nasce escondido, atrás da avenida Paulista, e escorre pela avenida Nove de Julho, depois segue pelo vale do Anhangabaú, até chegar ao rio Tamanduateí…” | matéria de Amanda Kamanchek e fotos de Moacyr Lopes Jr.

 

Continuar lendo

Passeio Pedal Verde/Rios e Ruas ao córrego Água Preta

Sábado, 30/03: passeio de bike e mutirão em horta urbana!

No fundo da residência da família Bombarda passava o córrego da Água Preta (c. 1942)

“No fundo da residência da família Bombarda passava o córrego da Água Preta (c. 1942)” – Vania Tramontino, O Espaço Livre na Vida Cotidiana, FAU/USP, 2011.

 

Rios e Ruas e Pedal Verde promovem juntos este passeio para explorarmos o curso do córrego Água Preta, na Vila Pompéia (divisa com as Vilas Anglo e Romana) e depois juntar-nos ao mutirão da Horta Comunitária da Vila Pompéia.

Uma expedição muito legal que segue pelo Espigão do Caaguaçu até atingir a região das nascentes do rio Verde e do córrego Água Preta. Depois de visitarmos esta – que é uma das diversas hortas comunitárias urbanas que estão surgindo em São Paulo – faremos uma caminhada por trechos do curso do córrego Água Preta, atentando para os sinais da sua presença no bairro.

Atividade Gratuíta!

Data: sábado, 30/03
Local de encontro: Praça (e horta) do Ciclista, Paulista X Consolação
Horário: 14h – concentração; 14h30 – saída
Encontro na Horta: 15h (Rua Francisco Bayardo x Rua Saramenha)

Traga algo para contribuir com um pic nic coletivo na horta!

Continuar lendo