Passeio Pedal Verde/Rios e Ruas ao córrego Água Preta

Sábado, 30/03: passeio de bike e mutirão em horta urbana!

No fundo da residência da família Bombarda passava o córrego da Água Preta (c. 1942)

“No fundo da residência da família Bombarda passava o córrego da Água Preta (c. 1942)” – Vania Tramontino, O Espaço Livre na Vida Cotidiana, FAU/USP, 2011.

 

Rios e Ruas e Pedal Verde promovem juntos este passeio para explorarmos o curso do córrego Água Preta, na Vila Pompéia (divisa com as Vilas Anglo e Romana) e depois juntar-nos ao mutirão da Horta Comunitária da Vila Pompéia.

Uma expedição muito legal que segue pelo Espigão do Caaguaçu até atingir a região das nascentes do rio Verde e do córrego Água Preta. Depois de visitarmos esta – que é uma das diversas hortas comunitárias urbanas que estão surgindo em São Paulo – faremos uma caminhada por trechos do curso do córrego Água Preta, atentando para os sinais da sua presença no bairro.

Atividade Gratuíta!

Data: sábado, 30/03
Local de encontro: Praça (e horta) do Ciclista, Paulista X Consolação
Horário: 14h – concentração; 14h30 – saída
Encontro na Horta: 15h (Rua Francisco Bayardo x Rua Saramenha)

Traga algo para contribuir com um pic nic coletivo na horta!

Anúncios

Sobre Rios e Ruas

Promover o reconhecimento e a exploração in loco das cidades redescobrindo a natureza de rios soterrados por ruas e construções contribuindo assim para despertar em jovens e adultos uma compreensão afetiva sobre o uso do espaço urbano.

8 pensamentos sobre “Passeio Pedal Verde/Rios e Ruas ao córrego Água Preta

  1. E vamos nóis pra mais uma aventura no rio que não se vê, mas se escuta… De vez em quando o rio mostra a sua cara e deixa os motoristas da baixada da avenida pompéia de cara!

  2. Pois é Cyra… mas mesmo que não chova, além de ouvir, conseguiremos ver a água fluindo em uma das nascentes do Água Preta e também ver suas águas correndo em seu baixo curso, ainda que entre grades de uma galeria subterrânea!

  3. Pessoal, onde fica a horta comunitária? Eu não sei andar de bicicleta e por isso não dá pra acompanhar o trajeto, mesmo assim se soubesse por quais ruas vcs vão passar teria a noção de onde está o rio e por onde vcs passariam. Gostaria muito de participar e não irei sozinha. Um abraço
    Eulália Citroni

  4. Oi Pri! É sim, se quiser acompanhar a pedalada do Pedal Verde é só chegar na Pça do Ciclista com sua bicicleta. Depois das 14h dá até para chegar de metro lá, as estações Paulista (linha Amarela) ou Consolação (Linha Verde) são pertinho…

  5. Oi Eulália! a Horta Comunitária da Vila Pompéia fica na esquina das ruas Francisco Bayardo com Saramenha, não muito longe da estação Vila Madalena do metrô Linha Verde. A bicicletada irá direto para lá e faremos um passeio pelo rio depois, quem sabe a pé… venha!
    Mapa aqui: http://goo.gl/maps/7jE3C

  6. Parabéns por esse belo ideal que move o trabalho de vocês. Também tenho buscado formas de viver em harmonia com a natureza, em meio ao caos. A questão dos rios da nossa cidade mexe demais comigo. De um lado a dor de saber que a cidade cresceu virando as costas para os rios, que possibilitaram seu surgimento. E por outro, a esperança de que podemos reconstruir nossa cidade e nosso modo de vida!

    Nos vemos dia 30!
    Abraços!

  7. Olá!

    Quero participar do evento, mas não tenho bicicleta. Vi a possibilidade de alugar uma pelo BikeSampa, mas achei a proposta bem sacana. Além de você pagar R$5,00 a cada meia hora, eles não oferecem equipamentos como capacete e cadeado. Sem contar que você paga pra fazer propaganda para o Banco Itaú.
    Pesquisei também no Instituto Parada Vital, mas pelo o que eu entendi, eles reduziram o número de estações que disponibilizam o serviço. Todos os pontos são longe da minha residência.
    Alguém poderia me informar se há outras alternativas?

Seu comentário é bem vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s