Mapa Afetivo das Nascentes Paulistanas

Esta é uma ideia de mapeamento social das nascentes dos rios da cidade que está sendo cocriada no âmbito do Festival de Ideias 2013.

A cidade de São Paulo possui milhares de quilômetros de cursos d’água. Poucos sabem  – ou se dão conta – disso! São centenas de regatos, arroios, córregos, riachos, ribeirões, rios… são muitas as cabeceiras de incontáveis fontes, minas, bicas, olhos d’água…

9A ideia é realizarmos um mapeamento social e afetivo das nascentes desses cursos d’água, por meio de variadas formas de narrativas e expressão, como depoimentos, músicas, fotos, vídeos, textos e outros produtos que possam ser produzidos e publicados pelas pessoas que vivem junto a essas nascentes.

Um site agregador será produzido para reunir os links para cada uma das publicações, localizados em um guia de ruas da cidade que incluirá o desenho da hidrografia – visível e invisível [soterrada]. Desta forma, o site terá a dupla função de visualização do mapeamento geral e de índice das publicações produzidas e hospedadas de forma distribuída.

O engajamento social pode ser conseguido a partir de intervenções em eventos comunitários locais já existentes, integração inicial de moradores interessados na iniciativa e posterior difusão pessoa-pessoa para os vizinhos e conhecidos.

Os produtos narrativos e/ou expressivos podem ser publicados nas mais diversas plataformas. Da mesma forma que a pessoa pode escolher livremente as formas de narração/expressão que utilizará, também pode escolher livremente a plataforma/site em que publicará o produto.

  • Exemplos de possíveis sites/plataformas para publicação de produtos:
    Para textos: Blogs, Notas do Facebook, Google Docs, SlideShare, Scribd; para imagens: Álbuns do Facebook, Flickr; para vídeos: Youtube, Vimeo, Vídeos do Facebook; para sons: SoundCloud…

Parcerias podem ser implementadas para fazer os trabalhos iniciais de desenvolvimento de site agregador, delimitação de áreas, ações de engajamento, coleta/captação das primeiras narrativas, identificação de novos parceiros, alimentação de dados no mapa índice…

  • Exemplos de possíveis parcerias de apoio a iniciativa:
    Projetos de extensão nas universidades, iniciativas comunitárias, pessoas!…

Deram início a cocriação desta ideia: José Bueno, Luiz de Campos Jr, Viviane Amaral, Augusto de Franco. Edson Ribeiro, Elaine Soares e Fabrício Reis.

6 pensamentos sobre “Mapa Afetivo das Nascentes Paulistanas

  1. Depois poderíamos cocriar e organizar, junto com os moradores engajados, uma mostra super bacana com todo o material disponiblizado. O que acham?

  2. Eu gostaria de entender melhor o projeto, o formato, a metodologia…
    Vcs possuem alguma reunião aberta?

  3. Podem contar conosco da Aclimação e Cambuci. Tenho muitas informações e como sou Conselheira Gestora do Parque da Aclimação podemos usar o espaço para desenvolvimento de várias atividades.

Seu comentário é bem vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s