Sobre Rios & Ruas

Promover o reconhecimento e a exploração in loco das cidades redescobrindo a natureza de rios soterrados por ruas e construções contribuindo assim para despertar em jovens e adultos uma compreensão afetiva sobre o uso do espaço urbano.

A população paulistana, há décadas, tem sido levada a acreditar que os rios da cidade são inimigos do cidadão pois trazem mau cheiro, doenças, inundações, impedem a ocupação e prejudicam o fluxo do trânsito. Tal crença tem justificado o progressivo soterramento de uma fabulosa malha hidrográfica que se revela no verão – época das chuvas – quando centenas de córregos e riachos voltam a correr sobre as ruas da cidade.

Rios e RuasO Instituto Harmonia acredita que a sustentabilidade urbana inclui o reconhecimento da natureza presente na cidade, a possibilidade de desfrutá-la e a necessidade de preservá-la viva e visível para as próximas gerações. Por meio de oficinas e expedições urbanas, a iniciativa Rios e Ruas desenvolvida pelo urbanista José Bueno com o geógrafo Luiz de Campos Jr e a bióloga Juliana Gatti se propõe a revelar uma realidade profunda possibilitando uma mudança no olhar dos paulistanos para os rios e árvores da cidade onde moram e trabalham.

Despertar a consciência dos paulistanos para uma nova convivência com os elementos vivos da natureza urbana de São Paulo é aprofundar a reflexão sobre o uso do espaço público, sobre o desenvolvimento da cidade onde vivemos e sobre o futuro que deixaremos como legado para nossos filhos e netos.

Anúncios