Políticas de Drenagem Urbana

Politics of Urban Runoff *
Nature, Technology, and the Sustainable City

Andrew Karvonen

Quando a chuva cai sobre a cidade, ela produz enxurradas urbanas que causam inundações, erosão e poluição da água. Engenheiros municipais gerem uma complexa rede de sistemas técnicos e naturais para tratar e eliminar esses fluxos de água temporários das cidades tão rapidamente quanto possível.

A drenagem urbana é frequentemente discutida em termos de conhecimentos técnicos e de gestão ambiental, mas engloba uma multiplicidade de questões não técnicas como o uso do solo, qualidade de vida, governança, estética e identidade comunitária, e é uma questão central para debates mais amplos sobre a criação de cidades mais sustentáveis e habitáveis.

Neste livro, Andrew Karvonen usa a drenagem urbana como uma lente para ver as relações entre natureza, tecnologia e sociedade. Oferecer conhecimentos teóricos de história ambiental urbana, a geografia humana, planejamento da paisagem e ambiental, e estudos científicos e tecnológicos (bem como as evidências empíricas dos estudos de caso), Karvonen propõe uma nova política relacional de natureza urbana.

Depois de descrever a evolução das práticas de drenagem urbana, Karvonen analisa as práticas de drenagem utilizadas em Austin e Seattle – duas cidades conhecidas por seus muito controvertidos debates públicos sobre essas questões e suas exemplares práticas de gestão das águas pluviais. O estudo de caso sobre Austin destaca as tensões entre o desenvolvimento urbano, direitos de propriedade, planejamento do uso da terra e o ativismo cidadão. O estudo de caso sobre Seattle explora a reputação da cidade de longa data para estar em harmonia com a natureza. Com base nestes relatos, Karvonen sugere uma nova política relacional da natureza urbana que se situa, inclusive, em ações orientadas para resolver as tensões entre natureza, tecnologia e sociedade.

* tradução livre feita por mim da apresentação publicada no site:
http://mitpress-ebooks.mit.edu/product/politics-urban-runoff

Dica do parceiro Ricardo Fraga Oliveira, criador do coletivo O Outro Lado do Muro (visite!)

Anúncios

Seu comentário é bem vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s